Há quem me intitule presunçosa, prepotente, arrogante quando digo que não acredito em pessoas que se auto-denominam Lispectorianos após ler somente, tão somente "Hora da Estrela".
Há quem julgue que o meu comportamente é pré-julgador - e se esquecem que neste momento também estão me julgando, e eu adoro essas pessoas contraditórias que se baseiam em definições vindas sabe-se lá de onde, como: "não julgue ninguém", como se isso fosse possível na prática.
O fato que eu me apego é:
A obra da Clarice é complexa.
É muito, mas muito mais complexa e muito maior do que simplesmente um ou outro conto.
É muito além de "A Hora da Estrela". É como se quem tivesse lido só um livro conhecesse apenas uma pequena porcentagem de tudo aquilo que Clarice pode oferecer.
E se os livros tão aí, por que não lê-los?
Por que não querer mais? E mais? Por que se contentar só com uma leitura?
- Eu realmente não entendo.
A comunidade da Clarice no Orkut conta com uns 200 mil membros, e dentre eles não é difícil identificar um ou outro boçal que deve ter sido obrigado a ler "Felicidade Clandestina" pra prestar o vestibular - que provavelmente não passou - e vai lá pra pôr essa comunidade ilustrando teu perfil, e pra poder ter base ao se afirmar ídolo da Clarice.
"- Clarice Lispector? Nossa, tou até na comunidade dela no Orkut! AMO, A-M-O de PAIXÃO.
- Ah legal, e o que tu achou de Perto do Coração Selvagem?"
*Fim do papo, o dito cujo não leu Perto do Coração Selvagem.
E como assim? Não leu o primeiro livro e o mais premiado e agraciado livro da obra da escritora que ele diz amar de paixão?
Nessa hora não falta os velhos clichês: "Cabe a cada um escolher se quer ler o livro ou não", ou ainda, "não é preciso ler todos os livros pra saber que você interiormente se identifica com os sentimentos transpassados pela Clarice quando ao ler uma frase esta a toca no fundo da sua alma, no teu âmago, naquilo que há de mais secreto em ti (Ou qualquer outra frase com tanta firula que no meio do caminho tu já se perdeu, foi à China e voltou.)"
A MTV tá há alguns anos mandando essa galera desligar a TV e ir ler um livro.
E eu aqui querendo aconselhar os boçais, se nem a MTV que fala direto à eles- já que na maioria também são seus telespectadores pois os clipes da Pitty, e do Nx Zero rolam solto na programação toda - consegue.
Que tola que eu sou, não?
Nenhum comentário:
Postar um comentário