quarta-feira, 1 de outubro de 2008

várias coisas acerca de o apanhador no campo de centeio;

todo mundo já leu esse livro?
ah, presumo que sim, todo mundo já leu esse livro.
ou pelo menos deveria ter lido. todo mundo, no duro.
reli e me reapaixono por caufield, por allie e por phoebe.

*
isso vale uma nota: quando alguém fala sobre outro alguém (no caso do livro, holden fala sobre muita gente, mas fala muito bem sobre teus irmãos...) e só atribui qualidades a ele, e te dá exemplos e mais exemplos do quão bacana este ser é, fica impossível que tu não simpatize com ele, mesmo sem ter conhecido-o de fato.
[e o contrário vale com mais força ainda. se alguém apenas fala mal de uma pessoa, a pré-antipatia pode ser eterna.]

*

allie ainda tem uma espécie de fator de potencialização por já estar morto.
mas bem, não é sobre isso que eu quero falar. aliás, não é sobre nada específico, é sobre aleatoriadades do livro recém-relido.

*

eu conheço um holden caufield, é, no duro.
gostaria de dizer a ele o quanto prezo por sua pessoa, assim como prezo por esse meu personagem do time dos personagens favoritos.
(puxa, me deu uma baita vontade de me ater aos meus personagens favoritos, mas não... já estou me perdendo demais no texto pra me dar mais esse direito de ir tão fora do assunto.)

*

holden comenta numa parte do livro, que há livros onde você ao terminar fica com vontade de ligar pro autor e bater papo com ele.
é verdade, eu poderia citar que eu já tive muita vontade de ligar pro paulo leminski, pro jorge amado, pra clarice lispector, e principalmente, tive muita vontade de ligar chorando e contando as coisas mais pessoais possiveis.
nesse livro, tu fica com vontade de ligar pro personagem e bater um papo com ele, não pro autor.

*

todo mundo sabe que essa coisa de escrever livro como se tivesse conversando é ponto forte pra identificação do leitor com o personagem, e de lambuja, uma maior disseminação do livro, porque leitor que é leitor, indica livros pros outros, que sendo este leitor também, indicará mais adiante pra outro, que sendo leitor...

*

holden é o tipo do menino bacana, sinceramente bacana, que consegue até angariar simpatia pros personagens mais chatos do livro.
vale a pena testar e ver que dá certo. não citarei exemplos porque, ah, seria spoiler demais.

*

eu gosto sempre de lembrar que o assassino de john lennon estava com um desses nas mãos quando foi praticar aquele ato impensado contra a humanidade.

*

tem um filme bem fraco, chamado teoria da conspiração que se eu não me engano é com o bruce willis, ou com o russel crowe, um desses figurões de hollywood ou coisa que o valha, acho que é com o bruce, onde apanhador é praticamente um personagem coadjuvante.

eu tou indicando a leitura, no duro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário